Notícias

DATA LIMITE

DATA

Na segunda parte do livro Notícias de Chico, psicografado por Samuel Gomes, tem a entrevista “Chico Xavier Responde”. Na primeira pergunta, vamos encontrar um tema atual sobre a regeneração da Terra. Antes de abordarmos a pergunta, vamos buscar mais informações do que seria a Data Limite.

 No livro Xeque-mate nas sombras, a vitória da luz, outro livro psicografado por Samuel Gomes pelo espírito André Luiz, temos esclarecimentos sobre o fato de  Chico Xavier ter informado ao movimento espírita que, quando o homem pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, aconteceu uma reunião com as potências celestes do Sistema Solar

DATA

Naquela época, a situação da Terra não era boa, pois em 1969 a Guerra Fria estava no auge. Foi um período de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, no final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. Foi chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

Nesse contexto, já detendo a possibilidade tecnológica de sair do orbe, mas sem aquisições no campo moral, os Cristos Planetários do Sistema Solar, estavam prevendo que seria necessário que grandes catástrofes ocorressem para que população terrena evoluísse a caminho da fraternidade universal. Mas Jesus pediu uma moratória de 50 anos para que a humanidade conseguisse evoluir moralmente, sem tantas calamidades e danos morais coletivos, para que pudesse viver em paz, sem provocar uma Terceira Guerra Mundial. Então, a data limite dessa moratória terminaria em 20 de julho de 2019.

 Essa data não determina o final dos tempos nem estabelece um marco de início para a regeneração da Terra. Não havendo uma Terceira Guerra Mundial, a partir daí, a regeneração se dará de forma gradativa e mais suave, sem tantos embates mundiais, mesmo porque, o processo regenerativo já começou há mais tempo.¹

Com esses esclarecimentos iniciais, reproduzimos, na íntegra, a primeira pergunta feita a Chico Xavier na obra Notícias de Chico:

PRIMEIRA PERGUNTA FEITA A CHICO XAVIER

DATA

“01 – Chico, o que vem a ser a Data Limite tão comentada hoje e que estabelece o ano de 2019 como marco de regeneração da Terra?

Em conversa junto a querido amigo do coração, entre tantos afetos já fundamentados, pude discutir algumas expectativas relatadas pelo nobre espírito de Emmanuel, referentes às possibilidades de a Terra ter seus objetivos de regeneração envolvidos em duas possibilidades. A primeira seria com muitas dores e sofrimentos – decorrentes das violências coletivas e individuais – e a segunda seria seguir o programa que está de acordo com os propósitos de harmonia do Evangelho.

Nosso querido Mestre deixou traçada toda uma linha de condutas para que todos nós – seus irmãos perante o Pai – optemos por beber um cálice diferente daquele escolhido na época em que Ele aqui esteve e que representou dores e ilusões para as experiências humanas, marcando um roteiro de aflições como forma de lapidar e educar nossos espíritos.

Por isso mesmo, recordo com clareza as palavras do nosso querido mentor, repassadas a mim na última existência, de que o sublime Governador estabeleceu uma data limite – o ano de 2019 – para que os homens pudessem se respeitar, tanto em nível de nações quanto individual, e se amar como irmãos de uma única casa planetária. Optando por tal conduta, habilitamo-nos a ser acolhidos por irmãos de outros orbes que se encontram prontos a nos ajudar no ajustamento com a harmonia que rege todos os seres. 

Agora que as coisas se ajustam à segunda possibilidade a caracterizar-se pela tolerância humana recíproca, reafirmo que a data estabelecida pelo Cristo esteja mesmo chegando, e a Sua determinação é de que, a partir daí, a coletividade humana encontre nos solos do nosso orbe-educandário a paz que rege a vida universal.

Para isso, devemos estar atentos ao compromisso de abraçarmos o bem em nossa vida, principalmente nos aspectos religiosos e espirituais que cada um elege para sua vida. Precisamos fazer a nossa parte no concerto projetado pelo Orientador Maior, principalmente porque ainda não assumimos responsabilidades mais expressivas na sustentação das propostas elevadas que dizem respeito ao futuro de nossa morada.”.

Que possamos prosseguir conforme a programação do nosso celeste Governador, que nos ampara desde sempre.

Maria José da Costa

Belo Horizonte, julho de 2019.

¹ Acreditamos que com a catalogação da Doutrina dos Espíritos, na década de 1850, iniciou-se a regeneração do orbe.


Insert Image

Assista um gostoso bate-papo sobre a obra "Notícias de Chico" no nosso canal no YouTube da Editora Dufaux, com Maria José da Costa e Samuel Gomes sobre a  o que vem a ser a Data Limite.