Notícias

Você é Muito Mais – ( Escrito por Maria José)

O tema hoje é autoamor, e nada melhor do que nos inspirarmos no livro APAIXONE-SE POR VOCÊ, do terapeuta holístico Wanderley Oliveira¹.

O título do primeiro capítulo é “Você é muito mais.” Só de ler o título já me senti bem.  E como alguém interessado em me sentir, de fato, assim, fui conferir o conteúdo. 


Três aspectos que me chamaram a atenção (e com os quais concordei de cara):

  • Só Deus e eu sabemos como tem sido minha vida, minhas dores e conquistas. E aqui não vale dizer que sofri mais do que conquistei. Vitimismo não leva a lugar nenhum e não reconhecer o valor das pequenas vitórias não ajuda em nada;
  • Só eu e Deus temos noção exata de quantos obstáculos foram superados e quantas lutas foram perdidas ao longo do caminho. E vale dizer que temos o mal hábito de valorizar mais as batalhas que perdemos do as que ganhamos;
  • Só Deus e eu sabemos o que fiz para chegar até aqui, mesmo que para muitas pessoas eu não tenham feito o bastante e esteja longe de atingir as expectativas delas. Mas aí estas pessoas não levam em conta os desafios para “simplesmente” viver nos dias atuais.
  • Diante disso, ficam três perguntas:


    • Vou deixar que alguém que não participou de tudo isso determine o que eu devo ou não fazer?
    • E, mesmo aquelas pessoas que participaram da minha caminhada, até onde elas podem (e devem) indicar o rumo que tenho que seguir?
    • Vou permitir que alguém que não tem a menor noção de meus esforços para me manter de pé, estabeleça o que devo sentir ou deixar de sentir?


    Não vou permitir que isso aconteça, nem com as pessoas que amo, nem com as que me amam e muito menos com as que estão fora destas duas situações.

    Faça isto também Construa seu caminho, tenha coragem de fazer as suas escolhas e responda por cada uma, mesmo aquelas que não forem tão boas assim – elas podem ser preciosas lições aprendidas. 

    Administre suas expectativas e estabeleça metas que consegue realizar. Trate-se com carinho, respeite seus limites e acredite em seus valores.

    Não deixe que alguém pegue uma experiência da sua vida, te julgue e encaixe-a onde quiser. Uma experiência, ruim ou boa, é só uma parte. Você é muito mais.

    Se tudo o que falam de nós tiver mais importância do que o que pensamos a nosso respeito, não teremos tempo e nem energia para fazer o nosso melhor. Vamos gastar nossos esforços tentando nos defender e justificar perante as pessoas.

    Façamos o melhor, e se isso não for suficiente para os outros, acreditemos na Força da Vida, que sempre nos coloca onde vamos aprender com todos os acontecimentos da vida, que sempre nos apontarão uma verdade: Somos e seremos sempre mais!

    Maria José  - Belo Horizonte - MG

    1- Wanderely Oliveira tem várias obras publicadas pela Editora Dufaux: www.editoradufaux.com.br.