#livrosquetransformamvidas

hospital esperança

Hospital Esperança no Mundo Espiritual

A imagem acima é uma representação imagética do Hospital Esperança no Mundo Espiritual

 …”É o formato do Hospital, visto de cima. Lembra um cata-vento com cinco hélices. É uma homenagem de Eurípedes à nossa galáxia. Cada hélice é um pavilhão. Ao centro, temos esse vitral em forma de uma cúpula, similar às mesquitas, que é a parte mais nobre e na qual nos comunicamos com as esferas mais elevadas…”

No desenho, podemos ver o formato de uma estrela de cinco pontas com “movimentos” que sugerem um giro no sentido horário. Cada ponta dessas é um Pavilhão e eles se dividem conforme a natureza das necessidades de seus internos. Todos têm dois subsolos, perfazendo um total de sete andares, todos cercados de exuberantes jardins.

Por meio do livro de espiritismo LÍRIOS DE ESPERANÇA, a autora espiritual ERMANCE DUFAUX nos ofereceu notícias detalhadas do Hospital Esperança, sediado na psicosfera astral da Terra.

Hospital Esperança no Mundo Espiritual

Desde a publicação do livro Lírios de esperança, em agosto de 2005, tenho recebido muitas perguntas sobre o assunto e resolvi escrever esse artigo.

QUANDO FOI FUNDADO

O hospital foi fundado por EURÍPEDES BARSANULFO na década de 1920, no século passado. O objetivo do benfeitor amoroso foi criar um albergue espiritual para abrigar corações ligados à mensagem cristã e que não se saíram bem em suas reencarnações.

POR QUE FOI FUNDADO

Eurípedes, quando ainda encarnado, ele faleceu em 1918, teve um contato com Jesus durante o sono físico e o Mestre estava chorando. Perguntado várias vezes por quem chorava, se era pelos políticos, criminosos ou maldosos, Jesus respondeu que não chorava por eles. Ele chorava pelos que lhe conheciam a mensagem e não a seguiam.

Eurípedes Barsanulfo, tocado pela bondade do Mestre com os cristãos consciencialmente falidos, fundou o Hospital Esperança para abrigar católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas e todos os que adotaram a mensagem cristã sem, contudo, conseguir aplica-la, na solução das lutas íntimas, durante suas vidas.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES

  • Apesar ser um hospital muito grande, encontra-se lotado nos dias atuais.
  • O livro de Ermance Dufaux, LÍRIOS DE ESPERANÇA, é um relato minucioso da história real de dois dirigentes espíritas, com uma larga folha de serviços prestados ao espiritismo e, entretanto, chegaram com dores e problemas lamentáveis na vida espiritual.
  • O alerta principal deste livro é bem atual para todos os cristãos. Muitos de nós estamos repetindo a velha ilusão do conhecimento e das práticas religiosas sem renovar nossas atitudes.

DRAMAS DOS PERSONAGENS

Selena e Marcondes, que são os personagens centrais, tiveram atuação destacada nas práticas da DOUTRINA DOS ESPÍRITOS. Eram dotados de um conhecimento profundo das obras de KARDEC e também dos chamados livros subsidiários que complementam a codificação espírita.

Ainda assim, devido à ARROGÂNCIA e SOBERBA na conduta, deixaram um rastro de dor para si próprios.

GRANDE ALERTA

Por essa razão, quando me solicitam detalhes do Hospital Esperança, o ponto principal no qual prefiro me deter é nesse alerta sobre a nossa forma de agir, já que fomos iluminados pelo conhecimento espírita.

Que fique bem claro a todos nós que: práticas espíritas e conhecimento, apesar de serem obras do bem, não salvam ninguém por automatismo. Como tem sido bom para eu ter acordado para essa verdade!

É muito fácil nos equivocarmos com isso e sermos tomados por um ORGULHO PESSOAL em função da cultura doutrinária e da nossa devoção a tarefas espíritas.

Esse orgulho que se alimenta de inúmeras ilusões, tais como: ser médium, dirigente, fundador de obras sociais, palestrante renomado, escritor, integrante de organizações influentes, passista e outras fantasias que, em nada, acrescentam para nossa paz pessoal e avanço espiritual.

O grande alerta de “Lírios de Esperança” é sobre a nossa trajetória como espíritas e cristãos durante a reencarnação e de como somos capazes de nos enganar ao fazermos um enorme movimento para fora no trabalho do bem sem, contudo, aprimorarmo-nos no movimento para dentro, na reforma interior de nossos sentimentos e tendências.

SUTIL ILUSÃO

Ficha de tarefas espíritas e cultura doutrinária causam uma falsa ilusão de evolução espiritual.

Isso não significa que as tarefas e o conhecimento não sejam importantes. Pelo contrário, são fundamentais e devemos mesmo continuar cada vez mais integrados ao estudo e à atividade do bem.

Entretanto, o cuidado a que somos convocados é o de saber como anda nosso íntimo enquanto absorvemos as informações e praticamos as atividades doutrinárias. A ilusão é muito sutil.

Conhecimento que não gera paz interior e não melhora a qualidade de nossa existência pode ser apenas informação e não transformação. Informação que congestiona o cérebro e não muda nossa forma de ser.

Cérebro repleto de princípios e leituras e coração vazio de paz e ideais de melhoria moral.

Estudo da doutrina, antes de tudo, deve visar nossa melhora moral. Infelizmente, pelas informações do livro citado, Selena e Marcondes alcançaram um nível invejável de cultura espírita e eram intragáveis no relacionamento humano.

Selena, depois de desencarnada, chegou a constatar que tinha um lamentável nível de rejeição à sua pessoa no centro espírita que dirigia.

OUTRA ILUSÃO

Tarefas no bem é outra grave ilusão para nosso orgulho. Existem campeões do serviço assistencial capazes de um desapego e de uma dedicação exemplares com as tarefas e que são detestados em seus próprios lares, porque são maus pais, maus chefes, maus funcionários, maus vizinhos ou amigos.

São muito bons como tarefeiros e descuidados como seres humanos na sociedade. É muito fácil ser bom dentro de ambientes de caridade. O difícil é ser caridoso com as pessoas que exigem muito de nós na rotina.

Tarefa espírita não nos distingue de ninguém. Não nos faz melhores por estamos participando delas. O que nos faz melhores é a forma como vivemos nossa vida uns com os outros. É na relação humana que está nosso maior desafio.

Ser bom e fazer o bem padronizado dentro das agremiações espíritas é muito fácil. Difícil é olhar para dentro de nós e ter humildade suficiente para reconhecer nossas fragilidades e ilusões.

PERGUNTAS PARA COMPROVAR ISSO

  • O que é mais fácil? Dar um prato de sopa ou calar a língua diante do desejo de falar mal de alguém?
  • O que é mais fácil? Fazer uma palestra ou perdoar alguém que nos traiu?
  • O que é mais fácil? Receber um espírito na mesa mediúnica ou ser educado com alguém que disputa agressivamente a nossa vaga no emprego?
  • O que é mais fácil? Dar um passe com a maior boa vontade ou não guardar mágoa com as ofensas que recebe?

REFLEXÕES FINAIS

Ser espírita de padrão é uma ilusão. Até porque o padrão que foi criado dentro da comunidade espírita, para reconhecer um adepto, é extremamente frágil, superficial e, muitas vezes, não tem afinidade com a realidade.

Vale a pena a leitura do livro LÍRIOS DE ESPERANÇA que é um convite claro e fraterno para nos adequarmos a um novo padrão de ser espírita com mais autenticidade, com mais afeto e pé no chão. Quem consegue enxergar essa mensagem com o coração, certamente está se candidatando a um melhor aproveitamento de sua reencarnação e da orientação espírita em sua vida.

Espero que meu artigo não desestimule ninguém a deixar de buscar o conhecimento e as práticas espíritas, todavia que minha reflexão possa ser um estímulo para priorizar acima de tudo a melhoria de nossa condição interior.

Deus nos guarde na caminhada.

Wanderley Oliveira

Confira algumas de nossas obras relacionadas ao Hospital Esperança

The following two tabs change content below.

Wanderley Oliveira

Latest posts by Wanderley Oliveira (see all)

Compartilhe esse post

Veja outros posts que podem lhe interessar

Editora Dufaux logo colorida

Cadastre-se para receber um
CUPOM DE
15% de desconto
na Loja Virtual Dufaux, novidades do blog, conteúdos edificantes, lançamentos e muito mais!”