#livrosquetransformamvidas

Espiritismo mulher

Como o espiritismo vê a força da mulher?

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher!

 

Um pouco de história:

A ideia de uma comemoração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York.
Era uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.
Durante as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em Copenhague, 1910, foi sugerido, por Clara Zetkin, que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica.
A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro, no calendário juliano), ainda na Rússia Imperial, organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país.
Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917.
Nos anos seguintes, o Dia das Mulheres passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em países do bloco soviético.
Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos ou de edulcorada celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães.
Em outros países, a data é amplamente ignorada.

 

Um pouco de realidade

 

Quer saber mais?

Foi no século XX que se conseguiu um avanço em relação aos direitos das mulheres. A igualdade entre os sexos veio com a constituição de 1934, mas a igualdade REAL ainda não.
Embora as mulheres tenham conquistado, por meio de muitas lutas, alguns direitos fundamentais como a possibilidade de votar e ser votada, assim como a proibição da diferença salarial por motivo de sexo, na prática:
Elas ainda encontram problemas estruturais, antigos e novos, Pra alcançar a igualdade social em todos os aspectos.
Apesar da popularização dos debates sobre a igualdade dos gêneros, do feminismo e do combate ao machismo, é com frequência que se lê e se ouve relatos sobre violência sexual, feminicídio, baixa representatividade política, desigualdades salariais, entre outros.

 

Um pouco de espiritualidade

Reencarnar numa experiência feminina é a mais desafiadora oportunidade para um espírito. Mas não se assuste, é isso mesmo! O espírito precisa reencarnar várias vezes, tanto como homem quanto mulher, para adquirir os valores dessas duas experiências.
Mas nas experiências femininas, o espírito tem que estar mais preparado para sair vitoriosos! Vejamos:
No lar é a mulher que está mais preparada para renunciar a si mesma em favor da família. A vida familiar é como um ângulo reto nas linhas da evolução divina:
O sentimento feminino está diretamente envolvido nas inspirações criadoras da vida.
O lar é o sagrado ambiente onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensável.
É um templo, onde cada um deve se unir espiritualmente antes que fisicamente.
Nesse verdadeiro instituto doméstico, baseado na harmonia justa, com os direitos e deveres legitimamente partilhados, a mulher deve envolver a todos no vôo divino de ternura e sentimento rumo aos planos superiores da Criação.
A mulher deve procurar mobilizar os máximos recursos do espírito para promover o verdadeiro amor entre os seus na integração de suas forças sublimes.

 

E no plano espiritual, o que fazem as mulheres?

Leia mais!

 

As almas femininas não permanecem inativas.
Quando merecedoras, recebem o direito de esperar pelos familiares e preparar um lar para recebê-los depois do desencarne.
Se não são merecedoras, trabalham dedicadamente para conseguir esse objetivo.
Desenvolvem ainda mais a capacidade de aprender a serem mães, esposas, missionárias, irmãs.
Sempre voltadas ao próximo, se dedicam aos serviços de paciência, representando forças muito expressivas.
Atuam diretamente nos serviços de socorro espiritual a todos que sofrem, em função da capacidade de amar.
Quando uma intervenção mais eficaz e profunda tem que ser levada a efeito para socorrer a um espírito muito sofrido, é a figura materna que eles evocam.
Estão sempre prontas a encarnar em situações complexas junto aos que amam, para garantir o sucesso da programação reencarnatório deles.
Ser mulher é ser vida!”

 

E para encerrar…

Para encerrar esse texto, coloco aqui 10 características das pessoas que tem inteligência espiritual[1], por entender que definem muito bem o lado feminino de cada ser:
1 – Praticam e estimulam o autoconhecimento
Procuram se conhecer, buscam os seus propósitos, sua natureza e a sua essência. Sabem as suas virtudes e enfrentam seus obstáculos internos.
2 – São levadas por valores. São idealistas
Motivam-se por significados e sentido de integridade; vão além dos imediatismos e objetivos egóicos.
3 – Têm capacidade de encarar e utilizar a diversidade
Superam os obstáculos usando os problemas, as adversidades e desafios para aprender e serem melhores. Não excluem e não negam os acontecimentos, diferenças e dificuldades. Perguntam-se: O que posso aprender com isso?
4 – São Holísticas
Não pensam pequeno ou só em uma parte ou aspecto das coisas. Ampliam a percepção, sentem-se parte de um todo social, planetário e cósmico. Sabem que suas decisões e ações afetam tudo e que, tudo nos afeta.
5 – Celebram a diversidade
Reconhecem a riqueza da vida que só é possível com as diferenças e diversidade. Pessoas, cores, culturas, lugares e formas de ser e agir são fontes de aprendizados e transformações.
6 – Têm independência
Estão no comando de suas próprias vidas, interagindo e manifestando respeito com tudo e com todos; mas com autonomia nas suas escolhas e caminhos.
7 – Perguntam-se sempre: “Por quê?
Querem o verdadeiro significado dos acontecimentos e situações.
Afinal; qual o propósito? Qual a razão?
8 – Têm capacidade de colocar a coisa num contexto mais amplo
Têm foco; mas conseguem perceber e enxergar as coisas em suas múltiplas ligações e complexidade com a vida, em geral. Agem localmente pensando globalmente.
9 – Têm espontaneidade
Estão conectadas com suas verdadeiras essências. São pessoas que expressam a sua verdade interior sem medo ou sentimento de culpa; porém com gentileza e respeito.
10 – Têm compaixão
Manifestam respeito e amor a tudo e às infinitas realidades da vida. Sabem o seu valor e são empáticas com as outras pessoas, em conexão com sentimentos e necessidades alheias.

[1] https://ligasolidaria.org.br/10-caracteristicas-de-pessoa-com-inteligencia-espiritual/

The following two tabs change content below.
Maria José iniciou o trabalho da Editora Dufaux, em sua casa, na Rua Professor Baroni, no bairro Gutierrez, que se tornou a primeira sede da Dufaux. Em Para tanto, ela “confiscou” o único computador e o telefone fixo da família, dando início aos trabalhos.

Latest posts by Maria José (see all)

Compartilhe esse post

Veja outros posts que podem lhe interessar

Editora Dufaux logo colorida

Cadastre-se para receber um
CUPOM DE
15% de desconto
na Loja Virtual Dufaux, novidades do blog, conteúdos edificantes, lançamentos e muito mais!”