Para quem me acompanha, sabe que eu sempre prezo pelo caminho do meio, que é o equilíbrio, nem 8 e nem 80. Extremos normalmente nos fazem mal e nos desgastam bastante.
É claro que a vida tem desafios e que precisamos enfrentá-los para assim amadurecermos, afinal o objetivo de encarnarmos é sermos pessoas melhores. A pergunta mágica é: até que ponto isso é positivo? Por vivermos em uma sociedade com uma cultura demasiadamente competitiva, temos tendência a acreditar que se não estivermos produzindo muito, realizando grandes feitos ou nos sentindo altamente capazes e eficazes, estamos simplesmente enrolando ou não somos bons o bastante.
Nos vemos como almas, espíritos e seres divinos em ascensão o que é correto, mas nos esquecemos que também somos animais com necessidades e limites. Nenhum animal na natureza fica o tempo todo tenso e dando 100% de si, aliás é o contrário, um felino, por exemplo, se mantém relaxado e calmo a maior parte do tempo, ele só dá 100% de si ou quando sua vida está em risco ou quando está caçando por curtos períodos de tempo, voltando a relaxar novamente logo após. Se parar para refletir um pouco o homem é o único animal que tenta se exigir 100% de produtividade por longos períodos de tempo.
O seu trabalho do dia a dia deveria exigir no máximo 70% de sua capacidade física e/ou mental, sendo que esses 30% extras deveriam ser usados em exceções ou emergências. Se 70% de você não for suficiente para o dia a dia, das duas uma, ou você está se exigindo demais, ou esse trabalho nesse momento é muito difícil para você, e você deveria buscar algo um pouco mais simples.
Da mesma forma, um trabalho que não exige quase nada de suas capacidades, também te coloca em uma zona de conforto negativa, não te permitindo evoluir e inclusive te incentivando a regredir, pois com o tempo você vai piorando suas habilidades, já que tudo é fácil demais e não existem desafios.
Tendo isso em mente a sua vida deve ser leve na maior parte do tempo, tanto nos relacionamentos como no trabalho. Em sua vida deve existir equilíbrio entre trabalhar, estudar, namorar e se divertir. Haverá momentos de tensão e de desafios, e para melhor enfrentá-los e conseguir dar o seu 100%, você precisará manter a sua vida leve a maior parte do tempo. Viva com equilíbrio e viva bem.
Axé, Saravá e Namastê!
Ricardo Farias
Latest posts by Ricardo Farias (see all)
- Se sua vida está muito pesada algo está errado! - 13 de março de 2022
- Se colocar em primeiro lugar é egoísmo? - 2 de novembro de 2021
- Fortalecimento Espiritual - 22 de setembro de 2021